segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Marina... Raça feminina do Lobo





O futebol feminino vem se destacando no Brasil. Marta, Cristiane, Formiga, enfim, vários nomes já consagrados no esporte.

Em Pelotas, algumas meninas se destacam. No ano passado, o E.C. Pelotas Phoenix conquistou o Campeonato Gaúcho. Por isso, conversei com Marina, volante campeã gaúcha. Entre os temas abordados, o futebol feminino no Brasil, o início da carreira, as dificuldades do futebol amador e, é claro, a conquista do Gauchão. Acompanhe a entrevista na íntegra, aqui no Bola na Área.

FICHA TÉCNICA
Nome: Marina Luzardo Camacho Rodrigues
Idade: 17 anos
Posição: volante







Bola na área:
Quando começou teu interesse pelo futebol?

Marina: Desde pequena, via meu pai e meu irmão jogar em Jaguarão... Ia em campeonatos com meu pai e ai jogava com crianças(meninos na maioria das vezes).

Bola na área: Quando tu percebeste que poderia dar certo no futebol?
Marina: Sempre joguei porque gostava, e confesso que também achava que tinha jeito pra isso.

Bola na área: Onde tu começaste a jogar?
Marina: Joguei na escolinha do “Bené “e no “Bola bola”, mas tudo que aprendi foi graças a meu irmão. Meu pai foi quem me levou pros campos ou quadras, mas quem me ensinou a chutar, tocar de lado, essas coisas, foi meu irmão.

Bola na área: Como tu vê o futebol feminino hoje no Brasil? As medalhas olímpicas influenciaram em alguma coisa?
Marina: Com certeza, infelizmente o processo de evolução no futebol feminino no Brasil está sendo mais lento do que em outros países. Mas hoje temos consciência que uma parte dessa evolução é graças às medalhas e as conquistas que elas vêm alcançando ultimamente.

Bola na área: Quem é teu grande ídolo do esporte?
Marina: Acho que a Marta é uma jogadora muito boa... ela é diferenciada! Mas como a Daniela Alves não existe! Joga muito!É guerreira!

Bola na área: Qual é a tua principal característica?
Marina: É difícil falar sobre mim, mas pelo que o técnico fala é a garra! Se eu tiver que entrar e “comer grama” pra pegar uma bola quase perdida, eu como! Nada é impossível pra mim!


Bola na área: Falando no técnico, o que o Marcos Planella significa pra ti?
Marina: Uma pessoa vencedora, que corre atrás de seus objetivos e metas e não tem medo de errar, porque ele arrisca mesmo! Gosto muito dele, além de meu treinador ele é um amigo por quem tenho grande admiração!

Bola na área: Tu pretendes seguir carreira no futebol?
Marina: Sim, mas pelo fato de o futebol feminino ser amador ainda, pretendo seguir estudando, fazer fisioterapia e depois educação física. Acho que os estudos também são muito importantes.

Bola na área: Como foi a campanha do Pelotas no Gauchão?
Marina: Foi boa! Tivemos a melhor defesa do campeonato. Sofremos apenas três gols em todo o campeonato. Fomos o time mais disciplinado também.

Bola na área: Tu te preocupas com a aparência, isso é um sinal de que futebol não é “coisa de homem”?
Marina: Acho que a aparência é importante sim. Não é porque praticamos um esporte "violento" que exige bastante força, resistência... Que temos que nos vestir ou agir que nem homens.
O corpo modifica um pouco, mas acho que o jeito feminino sempre fica. É uma pena que nem todo mundo pense assim... Até já participei de concurso... e futuramente pretendo participar de mais um.

Amigos: Compreensão... respeito.
Família: A base de tudo.
Futebol: Paixão que não se termina.

Nenhum comentário: